Recentemente visitei a sede administrativa de uma grande empresa do varejo no Brasil e o que vi me surpreendeu. Além de uma biblioteca recém-inaugurada, com títulos de primeira, havia também uma sala de meditação em construção. Ambas iniciativas partem de um diretor de recursos humanos altamente consciente do poder transformador que a cultura e a meditação podem exercer no ambiente de trabalho.
Do meu ponto de vista de praticante e consultor de desenvolvimento de pessoas, resolvi destacar algumas razões que sustentam a meditação no trabalho :
- Quando estamos mais relaxados somos mais inteligentes
- Acalmar o corpo alivia os sintomas de stress
- Silenciar a mente abre espaço para novas ideias
- Equipes que praticam juntas, crescem juntas
- A gestão emocional transfroma significativamente os conflitos
Quando estamos relaxados somos mais inteligentes
Um dos efeitos mais imediatos que se pode notar ao praticar meditação é o relaxamento do corpo. Portanto, reserve alguns breves minutos da sua agenda, encontre uma posição confortável para sentar (não precisa ser na posição de lótus!), desligue o celular e feche gentilmente os olhos. Depois disso, dê uma pequena tarefa para sua mente, como seguir o fluxo da sua respiração, e você verá que em poucos minutos seu corpo naturalmente começará a relaxar pequenas tensões. Como resultado, a energia liberada deste relaxamento permitirá uma melhor circulação do sangue e portanto uma maior oxigenação do cérebro, possibilitando “pivotar” do trabalho duro para o trabalho inteligente.
Acalmar o corpo alivia os sintomas do stress
Vivemos em um velocidade muito diferente daquela ideal para o nosso organismo. É fato que a vida moderna acontece em um ritmo frenético e descompassado nos levando ao limite mental, emocional e físico. Como consequência, é preocupante constatar tantos profissionais abalados em sua vida profissional e pessoal por stress crônico (aquele que não vai embora). Portanto, ter estratégias práticas para aliviar os sintomas do stress é essencial e uma delas é a meditação. Em poucos minutos de prática meditativa é possível “enviar uma mensagem” ao corpo de que está tudo bem e tirá-lo do estado de alerta máximo causador do stress.
Silenciar a mente abre espaço para novas ideias
Apenas um momento de auto-observação e ficará evidente o fluxo incessante de pensamentos na nossa mente. Na sua maior parte, estes pensamentos são completamente involuntário e pouco orientados. Isto é, surgem em reposta a estados emocionais variantes que por sua vez surgem de estímulos externos que muitas vezes nem percebemos conscientemente. Pelo fato de que a mente permanece “ocupada” constantemente de forma aleatória, a meditação aparece como um grande “reset” mental capaz de reorientar a mente para um espaço livre e criativo. Por exemplo, quando algum processo interno da empresa claramente não está mais funcionamento, a meditação no trabalho ajudará a abrir espaço para alternativas mais eficazes.
Equipes que praticam juntas, crescem juntas
Sem dúvida, a integração das equipes é um grande desafio dentro de qualquer empresa. Embora haja, na maioria das vezes, um grande investimento para “dar liga” entre as pessoas, nem sempre se consegue um resultado duradouro. Neste caso, como é observado em retiros e vivências, a prática da meditação em grupos potencializa a conexão entre as pessoas. Ainda mais, devido aos efeitos positivos da prática, esta conexão acontece de forma mais profunda já que cria altos níveis de receptividade e empatia. Dessa forma, podemos prever equipes mais integradas, mais comunicativas e satisfeitas com a ajuda da meditação no trabalho.
Gerir os próprios sentimentos transforma os conflitos
Onde houver seres humanos, haverá conflitos. Ao mesmo tempo que os conflitos nos fazem crescer, indicam a necessidade de ajustes e abrem espaço para o novo, se não forem gerenciados, podem intoxicar o ambiente de trabalho. Dessa forma, se faz necessário entender que situações desafiadores (e banais!) despertam estados emocionais de difícil identificação e gestão. Por outro lado, com o avanço da prática da meditação, profissionais se tornam cada vez mais capazes de identificar e gerir os próprios sentimentos. Como resultado, podemos observar não só redução de conflitos desnecessários mas também a transformação dos mesmos em oportunidades de evoluir.
Em resumo
Existem inúmeras razões para se introduzir a meditação no trabalho, dentre as quais eu destaco: o relaxamento, o alívio do stress, a criatividade, a integração e a transformação de conflitos. Utilizar o hábito da meditação como catalizador do potencial humano e de resultados já é uma realidade nas grandes e pequenas empresas conscientes.
Qual a sua opinião? Escrava nos comentários. Compartilhe!
2 Comentários