Cuidado: Existe um exército de distrações na luta pela sua atenção! Assim fica difícil se concentrar no crescimento do seu negócio. Neste texto quero compartilhar com você dicas práticas de como recuperar e manter seu foco em tempos de alta demanda pela sua atenção.
Produzir foco nos dias de hoje exige muita força de vontade e inteligência. Vivemos a era da comunicação instantânea, das notificações incessantes e do acesso imediato a tudo e qualquer coisa. Haja musculatura cerebral e emocional para escolher ao que dar prioridade, quando e porque.
No meu trabalho junto a empresários, essa dificuldade de escolher onde investir a própria atenção tem se repetido. Costumo dizer que a nossa atenção é como o dinheiro, vai render conforme a nossa capacidade de orientar nossos recursos. Como primeiro passo, gosto de identificar os grandes ladrões da atenção do cliente, os buracos no balde.
Não preciso nem dizer quais são os mais comuns, ladrõezinhos que cabem aí no seu bolso. Pequenos larápios chamados smartphones e suas capangas que atendem pelo nome de notificações. Somos a primeira geração a lidar com essas maquininhas hyper-inteligentes, conectadas e portáteis e, posso dizer, ainda estamos aprendendo.
A grande verdade é que nosso cérebro adora uma novidade e se gratifica com o novo estímulo, cada vez mais colorido, calculado e insistente. Por isso mesmo, nosso parceiro cerebral precisa de orientações iniciais e constantes para não se perder entre as luzes da telinha.
Quando nos definimos um objetivo ou uma intenção, estamos trazendo esta orientação para que nosso cérebro saiba filtrar com mais precisão e relevância as informações, tarefas e solicitações que se apresentam na nossa jornada.
Além de estabelecer objetivos, podemos trabalhar de forma consciente para minimizar as distrações na medida em que estão ao nosso controle. Não podemos, por exemplo, controlar quem vai nos ligar mas podemos decidir se vamos atender ou não a ligação. Toda vez que você decide resistir a uma distração, você estará dando um passo ao seu sucesso.
Pois bem, há uma guerra em curso pela nossa atenção. Empresas estão faturando com a capacidade de atrair e manter a sua atenção com cada vez mais filtros, brilhos, algoritmos e muito mais. Não podemos nos distrair do que realmente importa, devemos nos orientar ainda mais.
Temos que evoluir a nossa capacidade de foco na mesma velocidade, com a mesma inteligência e objetividade. Lembre-se: você é responsável pela sua atenção. Se você tem um sonho que vale a pena, aqui vão algumas dicas para você não se distrair:
1. Não use seu computador ou smartphone a menos que você saiba exatamente o que vai fazer.
Antes mesmo de iniciar o seu computador ou pegar seu celular, sente-se em frente a ele ainda desligado. Permita-se alguns segundos para verificar se está claro dentro de você o que você quer realizar naquele momento. Se não souber, levante-se e se afaste dois ou três passos do aparelho e observe como isto te ajuda a definir o que quer com mais clareza.
2. Desligue as notificações do seu smartphone.
Não posso descrever em palavras o grau de liberdade que desligar notificações gerou para o meu dia-a-dia. Experimente visitar as configurações do seu celular e gerenciar as notificações que você recebe todos os dias. Desligue todas as notificações que não forem essenciais para a sua atividade ou vida pessoal.
3. Volte mais rápido quando perceber que estiver perdido.
Essencialmente, foco é escolha. Uma das escolhas mais importantes de se fazer é aquela de admitir que nos perdemos e PARAR IMEDIATAMENTE o que estamos fazendo. Então, se você se encontrar vendo pandas fofinhos no Youtube, sem saber como chegou lá e há quanto tempo está ali, PARE E RESPIRE. Evite se criticar e encontre a melhor forma de voltar à ativa de forma orientada.
Reúna hoje mesmo com seu time e converse sobre estas dicas. Se houver alguma dúvida ou se você quiser se aprofundar, deixe seu comentário.
Obrigado pela sua presença aqui.
1 comentário